Artigo

02, dezembro de 2020

PT sai vitorioso das eleições 2020

“Em Fortaleza, o apoio do PT foi fundamental para a vitória de José Sarto (PDT)”, aponta em artigo o professor Helder Nogueira Andrade

Os resultados das eleições municipais em 2020 no estado do Ceará evidenciam o crescimento político e organizativo do Partido dos Trabalhadores. O posicionamento entre os três maiores partidos em número de prefeituras no estado, com governos eleitos em sete regiões, posiciona a legenda como força relevante para a definição dos rumos políticos no próximo período.

No âmbito estadual, a capilaridade e o pluralismo dos nossos representantes eleitos em quase 90 municípios, com 18 mandatos de prefeitos/as, 182 mandatos de vereadores/as e 24 mandatos de vice-prefeitos/as, expressa a força de um partido democrático e de massas com forte raízes nos movimentos social e sindical, bem como na sociedade civil cearense como um todo.

Em Fortaleza, o apoio do PT foi fundamental para a vitória de José Sarto (PDT). Ao se posicionar ao lado do candidato que se mostrou como oposição à alternativa bolsonarista, o partido deu continuidade à trajetória de luta pela justiça social e contraposição aos retrocessos que a candidatura de Capitão Wagner representava. Nossa frente democrática e popular sagrou-se vitoriosa, pois representa os anseios daqueles que desejam o melhor para a Capital.

Cabe destacar, ainda, a importância que os três vereadores eleitos da nossa legenda terão nos rumos da Câmara Municipal a partir do ano que vem. A bancada petista será o fiel da balança e poderá ser decisiva em votações importantes para os rumos da nossa Fortaleza.

PT Ceará nos rumos da política nacional

Ao considerar o PT como partido nacional estratégico na construção de uma plataforma de centro-esquerda que deve se apresentar nas eleições de 2022, alternativa ao caos bolsonarista e ao desmonte neoliberal, o PT Ceará se posiciona como protagonista no debate interno e no diálogo social desde a política local até o cenário nacional.

Explico. Ao lado do ex-presidente Lula e da presidenta nacional do partido Gleisi Hoffmann, o deputado federal cearense José Nobre Guimarães, líder da minoria na Câmara dos Deputados, coordenou o Grupo Nacional de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido. O parlamentar cearense é, atualmente, um interlocutor decisivo dos rumos e do projeto nacional do PT.

O bem avaliado governo estadual de coalizão liderado por Camilo Santana, do PT, posiciona o partido como a legenda responsável por um dos governos mais populares da nossa história. O foco no desenvolvimento com inclusão social, busca ativa e combate à pobreza extrema, além de resultados positivos sob referência nacional nas políticas educacionais, posicionam o governador como uma das principais opções do partido em uma candidatura à presidência da república.

A relevância do PT Ceará na política local

O resultado eleitoral do partido na cidade de Fortaleza, com mais de 227 mil votos, em uma candidatura liderada pela deputada federal Luizianne Lins, expressa a presença decisiva do PT no debate político da Capital, sendo, inclusive, o partido citado como o de “maior simpatia” dos eleitores de Fortaleza segundo pesquisa Ibope divulgada na última semana.

O resultado das eleições municipais de 2020 posiciona o PT Ceará entre os 03 maiores partidos do estado. Temos diretórios organizados em mais de 150 municípios, 04 deputados estaduais, 03 deputados federais e governamos o estado do Ceará.

No xadrez político cearense e nacional, o partido se insere como um jogador importante, que expressa sua capacidade coletiva de organizar trabalhadores/as, pobres, LGBTQI+, negros e negras, mulheres, indígenas, juventudes. Portanto, o partido segue pulsante em todo o território cearense.

Prof. Helder Nogueira Andrade

Historiador, Doutor em Ciências Sociais e secretário de Organização do PT Ceará

Envie um e-mailcontato@professorheldernogueira.com.br

Siga meus perfis
© Copyright 2020. Helder Nogueira. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com por Boom Marketing e Comunicação