Blog

23, outubro de 2020

Sociedade: o que é e como surgiu

Sociedade: o que é e como surgiu

Já parou para pensar de onde surgiu a palavra “sociedade”? Qual é a origem dela? A etimologia?

Do latim “societas”, ou seja, socius (sócio) + tas (sufixo -dade, funcionando como agente de qualidade). Na tradução literal, trata-se de uma “associação amistosa com outros”.

E quando podemos dizer que a sociedade passou a existir, a ser reconhecida como tal?

O surgimento da sociedade se deu a partir da construção das cidades, pois permitiu que as pessoas vivessem em mais espaços em comum, necessitando de regras para que houvesse o ordenamento e, consequentemente, o bem-estar social.

As primeiras sociedades surgiram através de aglomerações familiares e tribais, nas proximidades de terrenos férteis e banhados por rios, desenvolvendo assim a agricultura.

Na Mesopotâmia, começaram a se desenvolver as primeiras cidades, há milhares de anos. Hoje quase metade da população mundial vive em uma cidade.

Mas afinal, o que é sociedade?

O que é sociedade

Para preservar a sobrevivência da coletividade, surgiu a sociedade, caracterizada por uma agremiação de pessoas.

As sociedades são heterogêneas, embora haja uma norma geral nelas, colocando-as em graus parecidos de funcionamento.

Entre a comunidade e a sociedade, há ainda uma diferença sociológica: uma sociedade é mais complexa do que uma comunidade. O comportamento em cada uma delas também é diferente.

De maneira geral, há uma rede de relacionamentos entre as pessoas que configura a sociedade como um todo. Há, no entanto, características que tornam a sociedade um conceito amplo, complexo e profundo. Ou seja, não basta dizer que é um conjunto de pessoas que moram em determinado espaço.

Uma sociedade funciona como um tipo de pacto social, ou seja, um acordo para que alguns benefícios possam ser obtidos. É necessário que o contrato seja cumprido pelos cidadãos que convivem nessa sociedade.

Há, portanto, um objetivo comum, precisamente o ponto que restringe o conceito de sociedade. Por exemplo, normalmente uma sociedade é dita sociedade se compartilha hábitos, costumes e aspectos culturais.

Dessa maneira, a sociedade alcança o papel de protetora e organizadora da vida humana. Há nelas ainda uma organização social feita por instituições, como a escola, a família, as instituições, o governo. A polícia age quando há a quebra dessa ordem social.

Por falar em instituições, conheça mais sobre o governo em que o povo exerce a soberania: Democracia é retrato em preto e branco que passa por retrocessos.

Naturalmente, o termo sociedade pode ser aplicado ainda a agremiações menores, responsáveis por buscar objetivos em comum, ligados a um profissional ou a uma visão de mundo. Por exemplo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sociedade x comunidade

Na Sociologia, ciência que estuda com propriedade as sociedades, há diferenças entre os conceitos de comunidade e sociedade. Falamos brevemente no início deste texto, mas agora vamos explorar melhor.

  • Comunidade: Original do latim comunitate, comunidade quer dizer compartilhamento. A comunidade é menor e mais antiga que a sociedade. Também é menos institucionalizada entre os agrupamentos de pessoas que compartilham algo. Nesse caso, comunidade, portanto, diz respeito a um grupo pequeno ou grande de pessoas que compartilham ideias, espaço e até mesmo cultura.
  • Sociedade: Mais complexa que a comunidade, a sociedade depende de associações melhor estabelecidas do ponto de vista institucional, ou seja, com um ordenamento maior no que diz respeito à divisão de trabalho, à organização social e ao desempenho de papéis. Na sociedade, é estabelecida uma ordem, a fim de que ocorra o compartilhamento (a comuna) da cultura e das ideias. Um sistema de ordenamento jurídico, por exemplo, determina que uma sociedade aja de acordo com o bem-estar do todo, buscando o que é benéfico para cada grupo social.

Neste crise pandêmica, é fato que a condição de desigualdade ameaça o conjunto da sociedade. Saiba mais como a Covid-19 traz crise para o Brasil ao agravar desigualdades sociais.

Tipos de sociedade

A sociedade pode ser de dois tipos, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim: sociedade de solidariedade orgânica ou sociedade de solidariedade mecânica.

Você consegue imaginar a diferença?

  • Sociedade de solidariedade orgânica:
    Mais complexa e extensão. Tipo de sociedade desenvolvida a partir da divisão social do trabalho, ou seja, nesse tipo de sociedade pós-capitalista. Nela, cada membro da sociedade ocupa um papel mais complexo, ao mesmo tempo em que os membros são interdependentes. Ou seja, cada um desempenha um papel: todos cumprem papéis sociais em seus trabalhados e outros dependem do trabalho dos outros.Não há união em torno de uma coesão única e mecânica, tendo havido divisão de grupos, segundo suas categorias.

E você, acha que é de qual tipo de sociedade?

Nesse sentido, a sociedade de solidariedade orgânica é alcançada no momento em que houver um organismo complexo capaz de cuidar da coesão social.

  • Sociedade de solidariedade mecânica:
    Agrupamento em que a divisão do trabalho ainda era feita por gênero, característica de sociedade mais primitivas, pré-capitalistas. São as sociedades rurais antigas. Naquele tempo, não havia ainda uma grande massa de trabalhadores desempenhando as mais diferentes funções. Havia, assim, uma igualdade de funções entre os membros, já que a coesão no grupo era maior nessas sociedades.

Portanto, a sociedade foi criada como uma forma de impedir que imperasse o caos – possível de surgir a partir do convívio entre os indivíduos tão distintos.

Assim, surgiram as normas sociais e a cultura, uma maneira que os seres humanos encontraram para criar mecanismos de organização e coesão social.

Dessa maneira, desenvolveram o raciocínio e adquiriram, dessa forma, a habilidade de criar, além de cultura, mecanismos complexos de sobrevivência.

Gostou?

Acompanhe mais conteúdo no blog.

Quer ficar por dentro das principais informações sobre educação e política? Estou também no Instagram e no Facebook.

Envie um e-mailcontato@professorheldernogueira.com.br

Siga meus perfis
© Copyright 2020. Helder Nogueira. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com por Boom Marketing e Comunicação